quarta-feira, 20 de maio de 2009

Santa Rosa - Renovação do Contrato de Programa a um passo da concretização

Cerca de mil cidadãs e cidadãos representantes de todos os segmentos sociais, partidos políticos e movimento sindical, lotaram as dependências do Centro Cultural de Santa Rosa, para a audiência pública autorizativa para renovação do Contrato de Programa entre o município e a Corsan. O evento que teve início por volta de 19h30 de terça-feira (19/05) estendeu-se até quase meia-noite. Após a explanação do resumo da negociação feita pelo prefeito Orlando Desconsi e complementada no seu aspecto técnico pelo nosso colega Finamor, foram abertas três rodadas de cinco inscrições para perguntas e manifestações da plenária. Ao final das discussões os presentes aprovaram por unanimidade a autorização para que o prefeito encaminhe a proposta à Câmara de Vereadores para deliberação, conforme determina a legislação.


A história

Ainda na legislatura anterior havia em Santa Rosa uma forte discussão em torno da privatização dos serviços, por iniciativa do então prefeito Vicini, apoiado por importante representação no Legislativo. O Sindiágua, juntamente ao movimento sindical local, passou a atuar com força no município. Foram diversos debates com os vereadores e com o Executivo. Fizemos campanha na mídia local visando a preservação da água pública e da continuidade da prestação dos serviços pela Corsan. Neste intervalo aconteceram eleições que mudaram o panorama político local sendo que a nova administração passou a negociar intensamente com a Direção da Corsan visando o atendimento das demandas de Santa Rosa.


Ao cabo de meses de negociações, a proposta apresentada e aprovada pela população na noite de ontem, representa na visão do presidente do Sindiágua, Rui Porto, “o consenso possível entre os múltiplos e por vezes divergentes interesses entre as forças políticas envolvidas no processo, que de um lado possibilita a continuidade e fortalecimento da Corsan como empresa pública atuando no município e, de outro, o atendimento dos anseios mais prementes da cidadania de Santa Rosa”.

Cabe destacar o esforço da equipe da Corsan, em especial do presidente Mário Freitas e do colega Finamor, pela atuação no convencimento dos vereadores da bancada, hoje de oposição, que no passado estavam do lado da Corsan pública e que, na derradeira hora posicionaram-se contra a renovação do contrato, alegando que a tarifa de esgotos iria onerar demasiadamente a população de baixa renda do município. O movimento sindical e as forças políticas interessadas na renovação se mobilizaram, os debates se acirraram, mas graças ao esforço coletivo e a sensibilidade das partes envolvidas na negociação, restou o compromisso público, assumido na audiência, da aprovação do projeto quando de sua apresentação ao Legislativo.