O 12º Congresso Estadual da CUT (CECUT/RS), realizado em Imbé nos dias 19, 20 e 21 deste mês, que contou com a participação de delegados do SINDIÁGUA, definiu a permanência do atual presidente da CUT, Celso Woiciechowski, na liderança da Central Única dos Trabalhadores/RS, representando a chapa de situação “Uma só classe, uma só CUT”. Mas 42,07% dos 637 votos válidos foram para a chapa oposicionista “A CUT pode mais”. O candidato oposicionista Mauro Salles (do Sindicato dos Bancários/RS) ficou na secretaria-geral da entidade.
Delegados do Sindicato
Conforme Leandro Almeida, secretário-geral de nosso Sindicato, “a partir deste resultado – que mostrou insatisfação com a atuação da antiga diretoria – acreditamos que teremos uma CUT estadual renovada e mais participante, mais próxima das demandas das bases, que são as formadoras da Central”.
Além de Leandro, também estiveram representando o SINDIÁGUA no Congresso as colegas Elisabet Gruber, Naida Machado, Marco Brasil, Fabiano Alves de Souza, Francelino Fialho e Vitor Ramires, ficando os colegas Arlete Vilani e Vinícius Giordane na suplência, e como observadora a diretora de Relações de Gênero do SINDIÁGUA, Vera Castro Alves.
Assinaturas pela PEC
Um dos aspectos destacados pelo secretário-geral do SINDIÁGUA foi a omissão quase total da CUT em todo o processo de coleta de assinaturas para a PEC da Água Pública, liderada pelo Sindicato.
“Com esta eleição houve uma grande renovação de nomes na diretoria da CUT”, avaliou Leandro. “Por isso esperamos da entidade, a partir de agora, uma atuação mais efetiva e próxima das bases”. Os colegas presentes ao encontro aproveitaram para fazer grande coleta de assinaturas da PEC.