Hoje, 25 de novembro, comemora-se o “Dia do Doador de Sangue”, quando se enfatiza o papel desempenhado pelos doadores, que altruística e anonimamente salvam vidas e ajudam a melhorar a saúde de milhares de pessoas. O SINDIÁGUA se junta à homenagem e reforça esta ação em prol da saúde de todos.
Não se pode esquecer que o avanço de técnicas médicas e cirúrgicas, as emergências dos pronto-socorros, as complicações da gravidez e parto e a anemia infantil têm exigido cada vez mais dos bancos de sangue - que dependem somente das doações voluntárias.
O ato de doar é simples e dura menos de dez minutos e principalmente não traz prejuízo à saúde do doador. Todo o material utilizado é descartável e hoje não poderia ser de outra forma: bolsas plásticas estéreis em sistema fechado e inviolável até o momento do uso.
Precisamos conscientizar cada vez mais as pessoas para que realizem esta ação, dada a importância de doar sangue regularmente.
Sem prejuízo salarial
O trabalhador sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada (art. 473 da CLT). Os funcionários públicos civis federais, sem qualquer prejuízo, podem se ausentar do serviço por um dia para doação de sangue, sem limite anual de doações (art. 97 da Lei nº 8.112/1990).
Rede de doadores
Esta forma de comprometimento social contribui para a criação de uma rede de doadores, então vá até o Hemocentro de sua cidade e procure se informar das condições necessárias para ser um doador.
É importante ressaltar que o Dia do Doador de Sangue é uma oportunidade para celebrarmos todos os "doadores anônimos de vida" e incentivar para que mais e mais pessoas também se tornem doadoras.
25/11/2009