quarta-feira, 28 de julho de 2010

Acordo Coletivo - Sindicato tem encaminhamento positivo de três questões na mesa de negociação

Na reunião de negociação do Acordo Coletivo realizada nesta segunda-feira, 26/07, entre a direção da Corsan e os representantes do SINDIÁGUA, houve o encaminhamento positivo de três questões importantes para a categoria.

Ambulâncias
Ficou acertada com a Corsan a compra de dois veículos Doblo, para ampliarem a frota de ambulâncias operadas pelo Sindicato, à disposição da categoria. Uma das ambulâncias ficará baseada em Porto Alegre, e a outra junto à Regional Planalto Médio do Sindicato, em Passo Fundo. A empresa concordou em aplicar, no valor repassado para o custeio das ambulâncias, o reajuste pelo INPC relativo aos últimos três anos.

Diretores sindicais
Outro tema que está evoluindo positivamente é a liberação de mais dois colegas para assumirem cargos de direção na nova gestão do SINDIÁGUA. Uma resposta a esta demanda do Sindicato deverá ser comunicada na próxima reunião de negociação, na semana que vem.

Ganho real
A questão do ganho real para a categoria no Acordo Coletivo deste ano também ficou no aguardo de uma definição do GAE (Governo do Estado) para a próxima rodada de negociação. Afinal, a governador Yeda concedeu este ano um reajuste de 26,98% nos vencimentos e de 45,51% nos vales alimentação dos estagiários.

Ora, o governo vinha alegando que não poderia conceder aumento real aos trabalhadores – apesar dos altos índices de lucratividade da Corsan, segundo o próprio governo – por ser ano eleitoral.

Mas no momento em que concedeu os reajustes citados acima aos estagiários, cai por terra este argumento e não há qualquer razão para que toda a categoria também não seja beneficiada.
Por isso mesmo, solicitamos que esse pleito seja reencaminhado para o GAE, para nova avaliação a partir desta realidade.

Cláusulas acolhidas
Apesar de haver questões ainda pendentes, a negociação do Acordo Coletivo 2010-2011 está avançando de modo mais ágil neste ano. Basta lembrar que até o momento já foram acolhidas pela companhia 74 cláusulas, entre as sociais e as que têm repercussão financeira. 

Mobilização é fundamental
Mas vale lembrar: a mobilização da categoria é fundamental para garantir nossos direitos.