Na tarde de ontem, nas dependências da Funcorsan, aconteceu a contagem dos votos da eleição que ocorreu nos dias 05 e 06 de julho de 2010. A chapa única “Sindicato para Todos” obteve 85,29% do total dos votos. Antes de mais nada, cabe salientar a grande participação dos trabalhadores no pleito.
Uma eleição completamente atípica, pois nunca na história do SINDIÁGUA havia ocorrido de ter apenas uma chapa concorrendo.
Tocando em frente
No período em que a direção sindical deveria estar fazendo campanha, visando aumentar o interesse da categoria pela eleição, acabou se optando por dar sequência ao trabalho nas Câmaras de Vereadores, na defesa do emprego de todos os funcionários da Corsan. Aliás, fazendo aquilo que nos foi indicado por Assembleia Geral, de que a prioridade desta gestão sindical é a renovação dos contratos com os municípios.
Na realidade, o que fizemos foi confiar que a categoria saberia avaliar nosso esforço e nosso trabalho. E os números finais da eleição nos mostram que acertamos mais uma vez.
Outro cenário
Com o fim do prazo para inscrições de chapas, sem haver inscrição de nenhuma chapa de oposição, duas coisas poderiam ter ocorrido. A primeira indicaria que o trabalho executado, na avaliação da maioria dos colegas, está atingindo nossos principais objetivos, definidos juntamente com a categoria (luta pela renovação dos contratos de programa, a desterceirização das atividades fins e pela contratação de novos funcionários concursados). A outra opção seria a categoria estar acomodada perante os fatos, aceitando a situação existente passivamente.
Felizmente, com a realização deste pleito conseguimos mensurar este quadro, e o resultado - 85,29% do total de votos – demonstrou incontestavelmente que nosso projeto e nosso trabalho vão no rumo certo.
Dos votos válidos, foram 217 e em branco e 187 nulos (sendo que 50% destes foram anulados apenas porque estes votantes ainda não tinham três meses de filiação ao Sindicato, como determina nosso Estatuto). Assim, de todo o universo de votantes, somente 320 pessoas, aproximadamente, manifestaram-se contrários a este projeto que estamos executando.