sexta-feira, 30 de julho de 2010

Democratização - Comissão de Mulheres também será escolhida por voto, junto com delegados sindicais

No dia 19 de julho, teve início o novo mandato de três anos para a gestão do SINDIÁGUA, num processo eleitoral em que a chapa de situação concorreu sem adversários e obteve nas urnas a aprovação de mais de 85% da categoria. Dentro em breve haverá a posse formal da diretoria, e já está definida a data dos dias 30 e 31 de agosto para realização da eleição dos delegados sindicais. Na mesma data – e tornando o processo mais democrático – neste ano a escolha da Comissão de Mulheres (CM) do SINDIÁGUA, que antes eram convidadas pela direção da entidade, será feita também através do voto, de modo regionalizado.

Outra inovação, já de acordo com o novo Estatuto do Sindicato, é que neste ano o processo eleitoral para os novos delegados sindicais e Comissão de Mulheres tem Edital próprio, publicado em jornal de grande circulação, neste dia dia 02 de agosto. As inscrições devem ser feitas entre os dias 03 e 10 de agosto.

Motivação
Para tanto, a diretoria do SINDIÁGUA solicita que os diretores regionais e delegados sindicais conversem e motivem as colegas trabalhadoras da Corsan para que inscrevam-se como candidatas à Comissão de Mulheres. Vale lembrar que as colegas escolhidas terão uma série de tarefas e calendário de atividades sindicais específicas, mas também contam com as mesmas prerrogativas trabalhistas dos delegados sindicais.

Cada colega que pretende candidatar-se à CM deve inscrever-se com o diretor do SINDIÁGUA especifico da sua regional. De posse da inscrição, o Sindicato irá elaborar uma nominata das trabalhadoras inscritas, e será editado um folheto com a foto e um pequeno currículo de cada candidata. 

Curso de Formação
Após a eleição, haverá aprovação do regimento de atividades destes delegados e das colegas escolhidas para a CM, sendo que posteriormente será realizado um curso de formação sindical com duração de três dias. Tudo para dar ainda mais qualificação ao trabalho de todos os representantes do SINDIÁGUA, frente aos vários desafios que nossa entidade tem pela frente.