O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ivar Pavan, ao receber o documento comprometeu-se a fazer os encaminhamentos cabíveis junto aos demais parlamentares. Ontem mesmo, quarta-feira, ele enviaria o pedido à Procuradoria da Casa, que deve fazer a análise dos pré-requisitos formais para dar encaminhamento ao pedido de Impeachment.
Roupas pretas
O Fórum de Servidores já programou um ato de protesto contra a corrupção do governo Yeda e pelo impeachment da governadora para a próxima quarta-feira, 16/06, em Porto Alegre e várias cidades do interior do estado. “Conclamamos a todos os servidores que compareçam a estas manifestações, e que nesse dia vistam roupas pretas, marcando seu protesto”, disse a diretora Eloísa Quines, do SINDIÁGUA, lembrando que desde janeiro nossa entidade vem pedindo o Impeachment de Yeda Crusius. O Fórum também vem defendendo a instalação de CPI na Assembléia Legislativa, para investigar no âmbito político os atos que envolvem vários membros do atual governo gaúcho em irregularidades e desvio de verbas públicas, como no chamado Escândalo do Detran. “É importante ressaltar que estes indícios e provas são concretos e estão sendo investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público”, frisou Eloísa Quines.
Acampamento
Entre os dias 02, 03 e 04 do mês passado, os sindicatos que compõem o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do RS, enfrentaram as baixas temperaturas da Capital numa vigília de três dias, na praça da Matriz, para pressionar a Assembléia Legislativa a instalar imediatamente a CPI da Corrupção no governo Yeda. O SINDIÁGUA esteve presente nesta luta: na barraca montada para a vigília foi realizada uma exposição de fotos que mostram o descaso deste governo com o saneamento público, com a população e principalmente as más condições de trabalho à que são submetidos os trabalhadores na Corsan. Ficaram expostas para todos a falta de materiais de trabalho, carros demolidos e inseguros e situações insalubres que passam os colegas.
Marcha
Anteriormente, no dia 14 de maio deste ano, por iniciativa do Fórum, foi realizada uma grande marcha reunindo servidores públicos e movimentos sociais. A caminhada partiu da sede do Cpers/Sindicato, na avenida Alberto Bins, seguiu pelo centro de Porto Alegre, passou passa na frente do prédio do Ministério Público Estadual, na Praça da Matriz, e terminou com um ato político em frente ao Palácio Piratini.