Segunda-feira à noite, dia 20/07, aconteceu a temida votação do projeto 110/09 em Santa Cruz do Sul. Temida por que dá permissão ao prefeito de colocar a iniciativa privada na discussão. O SINDIÁGUA juntamente com outros sindicatos da cidade e mais o apoio incondicional dos funcionários locais já havia conseguido barrar a votação por duas sessões da Câmara.
Nosso sindicato trabalhou arduamente durante todo o final de semana, intermediando conversas do vice-prefeito, que é do PT, com deputados e também com o presidente da Corsan, Mário Freitas. Como havia ficado acertado com o vice-prefeito ainda no sábado, na tarde da segunda-feira (momentos antes da votação) a direção da empresa se fez presente na cidade com a proposta oficial onde consta um investimento de R$ 91 milhões. Ocorre que esta proposta não foi sequer analisada durante a sessão da Câmara.
Projeto aprovado
Em meio a um forte aparato policial (cerca de 20 brigadianos) e mais seguranças civis, já tarde da noite, os vereadores conseguiram aprovar o projeto. Foram aprovadas algumas emendas que minimizam a situação.
Consequências
O SINDIÁGUA já está com uma campanha na mídia, onde busca esclarecer a população, e como agora já existe uma proposta oficial da Corsan, nossa esperança é que o debate aconteça e que a nossa empresa siga no município.
Triste realidade
O que mais revolta a todos os funcionários que fizeram parte desta batalha de Santa Cruz é ver que, em 95% das reclamações dos vereadores, eles estão corretos. A gestão da Corsan deixa muito a desejar. Mesmo assim protestamos e tentamos mostrar que a Corsan ainda é o melhor caminho.
Vídeo das sessões
Para quem se interessar, pode assistir ao vídeo das sessões da Câmara no site www.camarasantacruz.rs.gov.br
Aviso
A situação de Santa Cruz é um aviso claro à direção da Corsan no sentido de que ela deve agir rápido nos diversos municípios onde estamos correndo risco.
Santa Maria
O presidente do SINDIÁGUA, Rui Porto, e o diretor Sidnei Silva estiveram na tarde da última segunda-feira em reunião com o prefeito de Santa Maria, Cézar Schirmer (PMDB), mantendo com ele uma conversa franca. Os diretores sindicais constataram que a situação não é tão tranquila assim, como supunha a direção da Corsan. E para quem duvida é só acessar o site do jornal Diário de Santa Maria ou do A Razão. Aliás, já virou praxe. Onde a direção da Corsan diz que está tranquilo, pode ir lá correndo por que o perigo é iminente.