Um evento em defesa do meio ambiente do Rio Grande do Sul, com o apoio do SINDIÁGUA, vai acontecer às 19h desta quinta-feira, 17/12, no Plenarinho da Assembléia Legislativa/RS. O jornalista uruguaio Victor Baccheta, autor do livro “A fraude da celulose”, irá palestrar sobre “Impactos sócio-econômicos e ambientais da silvicultura para celulose no Cone Sul”. Na seqüência, o professor Valério Pillar, do Centro de Ecologia da UFRGS, irá falar sobre “Ameaças da monocultura arbórea à biodiversidade do Bioma Pampa”. A verdade é que o avanço das empresas de celulosa por toda a região sul da América Latina, ameaça inclusive o pampa gaúcho, na Metade Sul do estado, depois que a governadora Yeda Crusius “flexibilizou” a legislação ambiental para acolher o plantio sem limites de pinus e eucaliptos. (Na foto ao lado, população protesta contra ação de papeleiras, em cidade uruguaia).
Ameaça aos recursos hídricos
Seguindo o exemplo do Uruguai, que vem sofrendo desertificação e êxodo rural em função do avanço destes
plantios, o RS no atual governo também busca o chamado “desenvolvimento a qualquer custo”. A insistência uruguaia em apostar nessa entrega de imensas áreas rurais do pampa para as grandes multinacionais da celulose, causou um grande conflito com a Argentina, ainda não resolvido.
Os especialistas confirmam que estas monoculturas secam as reservas hídricas das regiões (ao lado, foto de poço seco, em plantação de eucaliptos no pampa uruguaio), com isso provocando o abandono dos agricultores de suas terras e, a partir da destruição das vegetações nativas, causam o surgimento de pragas naturais, como acontece no Uruguai. Além, disso, este é um dos setores industriais que mais poluem, menos empregos geram e mais área ocupam.
O livro
O livro do jornalista uruguaio foi traduzido pelo geógrafo gaúcho Renzo Bassanetti e posteriormente alguns exemplares estarão à disposição para consulta da categoria na sede do SINDIÁGUA.